MENU
ESCLEROTERAPIA

ESCLEROTERAPIA

As varizes são veias dilatadas, podendo ser classificadas entre pequeno, médio e grande calibre, de acordo com a fase em que se encontram. É muito comum o aparecimento delas nos membros inferiores, como pés, pernas e coxas, contudo, algumas pessoas apresentam em outras partes do corpo. O tratamento de varizes com espuma – Escleroterapia com espuma densa guiada por ultrassonografia, é um método cuja técnica foi aperfeiçoada e hoje é reconhecido como um procedimento seguro, regulamentado e autorizado pelos principais órgãos de saúde no Brasil.

Na maioria dos casos, o tratamento de varizes com espuma pode ser utilizado para substituir a cirurgia convencional, desta forma, evita os riscos da cirurgia convencional e da anestesia, desse modo, a escleroterapia com espuma é um método que vem ganhando popularidade, devido aos seus benefícios para o paciente, por ser minimamente invasiva e o pós procedimento ser mais rápido e eficaz.

Afinal, o que é Tratamento de Varizes com Espuma?

É a aplicação de um medicamento chamado Polidocanol, nas varizes, que ao ser agitado com o ar, forma uma espuma com alto poder para tratar as varizes.

Qual especialista pode fazer a Escleroterapia?

O médico que realizada esse tipo de tratamento é o especialista em angiologia e cirurgia vascular que, ao realizar o diagnóstico avaliará qual o tratamento será mais adequado ao paciente e que, via de regra, proporcionará mais qualidade de vida com baixo risco à saúde.

Qualquer pessoa pode fazer o tratamento?

Apesar de ser uma técnica moderna e, de certo modo, mais simples que uma cirurgia convencional, o tratamento de varizes com espuma – Escleroterapia com espuma densa ecoguiada, requer uma avaliação clínica pelo médico especialista para identificar possíveis riscos do procedimento ao paciente, por isso, é muito importante buscar a orientação de um angiologista ou cirurgião vascular antes de iniciar o tratamento.

Existem alguns casos que são considerados como fatores de risco:

- Pessoas alérgicas à substância polidocanol;
- Pessoas com mobilidade reduzida (ex: acamados, cadeirantes);
- Histórico de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar;
- Portadores de Sopro cardíaco;
- Tipos de pele com tendência a mancha/pigmentação
- Gestantes;
- Mães nutrizes;
- Pessoas portadores de doença arterial periférica.

Indubitavelmente, A avaliação pelo especialista, cirurgião vascular, é importante para identificar possíveis contraindicações ao procedimento.

Existem vantagens no Tratamento de Varizes com Espuma?

Sem dúvida, os benefícios e vantagens da Escleroterapia são muitos, dentre eles:

- Procedimento realizado no consultório ;
- Realização sob anestesia local;
- Rápida recuperação quando comparada à cirurgia;
- Procedimento minimamente invasivo, não utiliza cortes;
- Dispensa internação hospitalar;
- Baixas taxas de complicações;
- Melhoria da qualidade de vida e da autoestima do paciente.

Pós-procedimento e Efeitos colaterais

Como todo tratamento ou cirurgia, a Escleroterapia requer atenção e cuidados pós-operatórios para evitar complicações, em resumo, um dos principais efeitos colaterais do tratamento com espuma é o aparecimento de manchas na região da aplicação, por vezes, costuma desaparecer com até um ano após o tratamento, desse modo, algumas medidas são importantes, como o uso de medicamentos e evitar a exposição ao sol.

Além disso, em alguns casos poderá ser necessário realizar uma drenagem para a retirada do material que fica dentro da variz tratada, denominado “esclerus”, para aliviar o processo inflamatório e desconforto local, normalmente realizado 7 dias após a sessão sob anestesia local com um pequeno futo na pele. É importante ressaltar que o processo inflamatório faz parte do processo para eliminação da veia doente.

Embora seja um procedimento considerado simples, o paciente deve esclarecer todas as dúvidas com o especialista para se certificar sobre as vantagens, riscos e desvantagens e avaliar qual a melhor opção de tratamento para o seu caso.

Em síntese, seja qual for o tratamento de varizes, deve ser realizado por um médico especialista que irá avaliar qual a melhor indicação, de acordo com as condições clínicas de cada paciente com o menor risco à saúde.

Enfim, sua saúde é seu maior patrimônio, não a coloque nas mãos de quem não está preparado para te oferecer tratamento com conhecimento técnico e segurança.

Faz bem cuidar da saúde. E nós te ajudamos com isso.

Dr. Carlos Eduardo Amorelli
CRM/GO 13.292 - GO RQE 6573 | 6960
Médico, Cirurgião Vascular e Endovascular
Angiorradiologista
Fonte: https://www.sbacv.org.br/
http://www.sobrice.org.br/

Pré agendar exame

Preencha todos os campos
Escreva seu nome
Escreva seu email
Escreva seu telefone
Escreva sua mensagem

Contato

Horários de atendimento

Seg à Sex - 8h às 18h
Para atendimento em dias e horários especiais
(somente unidade Órion Business) entre em contato nos telefones acima.