MENU
ANEURISMAS - TRATAMENTO

ANEURISMAS - TRATAMENTO

Os aneurismas são dilatações localizadas e permanentes das artérias, podendo acometer artérias do cérebro, pescoço, tórax, abdome, membros e das vísceras (rim, baço e outras), de modo que, a rotura dos aneurismas podem causar hemorragia interna fatal, sendo essa a complicação mais temida desse enfraquecimento da parede do vaso de causa multifatorial.

Como prevenir dos aneurismas?

Não há como evitar os aneurismas, mas tem como evitar muitas de suas consequências negativas, sobretudo o rompimento, todavia, alguns tipos de aneurisma podem necessitar de tratamento cirúrgico para evitar a ruptura, bem como a pressão arterial deve ser mantida em níveis normais ou baixos.

Perfil

Pessoas que tenham dois ou mais familiares com histórico de aneurisma rompido, hipertensão arterial, fumantes, uso de álcool e outras drogas elevam o risco do desenvolvimento de aneurismas.

-São mais frequentes entre mulheres;
- O risco de rompimento aumenta com a idade (a média é aos 55 anos);
- Histórico familiar de aneurismas cerebrais rompidos também eleva as chances.

Tratamento dos Aneurismas

Hoje em dia, os aneurismas podem ser tratados através de cirurgia convencional (cirurgia aberta), endovascular (por cateterismo) ou a associação de ambas as técnicas (cirurgia híbrida).

Destacamos que, a indicação do tratamento adequado é baseada nas características clínicas e anatômicas do paciente, porém, há uma tendência ao tratamento endovascular, nos casos possíveis. Nas intervenções para o tratamento endovascular dos aneurismas da aorta abdominal e torácica, endopróteses são implantadas através da virilha para promover a exclusão do aneurisma da circulação, porém, com manutenção da passagem do sangue.

Desse modo, a escolha da endoprótese mais adequada a ser utilizada é baseada em exame complementar específico, como: angiotomografia ou angiorressonância.

A saúde e a qualidade de vida do paciente é fundamental, por isso, faça consultas e exames periódicos com o médico da sua confiança e assegure-se que a indicação de procedimento seja a melhor opção.

Faz bem cuidar da saúde. E nós te ajudamos com isso.

Dr. Fábio Augusto Cypreste Oliveira
CRM/GO 14.474-GO | RQE 6991 | 6992 | 7034 | 8147
Médico, Cirurgião Vascular, Endovascular e Angiorradiologista
Ecografia Vascular com Doppler
Fonte: https://www.sbacv.org.br/
http://www.sobrice.org.br/

Pré agendar exame

Preencha todos os campos
Escreva seu nome
Escreva seu email
Escreva seu telefone
Escreva sua mensagem

Contato

Horários de atendimento

Seg à Sex - 8h às 18h
Para atendimento em dias e horários especiais
(somente unidade Órion Business) entre em contato nos telefones acima.