MENU
Trombose Venosa Profunda - TVP: Diagnóstico

Trombose Venosa Profunda - TVP: Diagnóstico

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é causada pela coagulação do sangue no interior das veias. Dessa forma, as veias mais acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Destarte, os sintomas mais comuns são inchaço e dor, mas também há casos em que os sintomas são leves ou até mesmo imperceptíveis.

Fatores de risco:

- Uso de anticoncepcionais;
- Tratamento hormonal;
- Tabagismo;
- Varizes;
- Tumores malignos;
- Obesidade;
- História prévia de trombose venosa.

Outras causas:

Existem outros fatores de risco que podem causar Trombose Venosa Profunda: cirurgias de médio e grande portes, infecções, traumatismo, gestação, pós-parto, situações que levem à imobilização prolongada, idade avançada e pacientes com alterações genéticas do sistema de coagulação (trombofilias), também, fazem parte do grupo de risco.

Riscos da Trombose Venosa Profunda - TVP:

Dessa forma, a Trombose Venosa Profunda - TVP além de ser uma doença circulatória grave, pode ainda causar o Tromboembolismo Pulmonar, com obstrução da circulação do pulmão devido a migração dos coágulos para os pulmões. Essa complicação pode gerar repercussões cardiopulmonares graves e até colocar a vida do paciente em risco.

Além disso, em sua fase crônica, pode causar alterações nas válvulas das veias com funcionamento deficiente destes vasos sanguíneos.

Assim sendo, as alterações graves das pernas como pigmentação escura da pele, surgimento de novas e grandes varizes, inchação das pernas, eczemas e até ulcerações. Esse quadro secundário à TVP é denominado síndrome pós-flebítica, sendo necessário tratamento contínuo e prolongado.

Em princípio, o exame para o diagnóstico é o eco Doppler colorido e o tratamento é feito com o uso de medicamentos anticoagulantes.

Em casos mais avançados e/ou com sintomas persistentes, a trombectomia percutânea deve ser realizada para a remoção imediata dos coágulos, de acordo com a avaliação do médico especialista.

Faz bem cuidar da saúde. E nós te ajudamos com isso.

Dr. Carlos Eduardo Amorelli
CRM/GO 13.292 - GO RQE 6573 | 6960
Médico, Cirurgião Vascular e Endovascular
Angiorradiologista
Fonte: https://www.sbacv.org.br/
http://www.sobrice.org.br/

Angiogyn
Clique para falar conosco!