Hemodiálise - Acesso Vascular
A hemodiálise é um procedimento que exerce a função do rim, retirando, do nosso corpo, as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina.
Dessa forma, naturalmente, os rins é que fazem este papel importante, limpando e eliminando por meio da urina, as substâncias ruins do organismo.
Dentre as terapias renais substitutivas: transplante, diálise perioneal, destacamos a hemodiálise como uma das mais utilizadas em pacientes.
É indispensável ao paciente que irá fazer hemodiálise, ter um acesso vascular eficaz que permita a retirada e a devolução do seu sangue após a sua filtragem, sendo assim, os acessos vasculares para hemodiálise são fundamentais para a terapia renal substitutiva e, consequentemente, para a manutenção da vida do paciente renal dialítico.
Os acessos vasculares para hemodiálise podem ser definitivos ou temporários.
Acessos temporários:
São mantidos através dos cateteres (tubos) específicos implantados pela pele em uma veia calibrosa no pescoço ou na virilha.
Acessos definitivos:
Em suma, confeccionados a partir de veias do próprio paciente ou de próteses tubulares, dispostas abaixo da pele de forma a permitir uma diálise adequada.
Dessa forma, para a escolha do acesso vascular e a sua respectiva confecção, é indispensável uma avaliação clínica e ultrassonográfica com Doppler, para definir o local mais adequado, assim sendo, após a confecção do acesso vascular, é imprescindível o acompanhamento, para avaliação direta do acesso, para a manutenção da sua função, prevenção e tratamento de possíveis complicações.
Enfim, todo o cuidado para preservar a saúde e a qualidade de vida do paciente dialítico é muito importante. Uma avaliação clínica minuciosa com acompanhamento por utrassonografia com Doppler são essenciais no tratamento.
Faz bem cuidar da saúde. E nós te ajudamos com isso.