MENU
Eco Doppler Vascular Colorido (dúplex scan)

Eco Doppler Vascular Colorido (dúplex scan)

Indubitavelmente, entre todos os exames de diagnóstico do sistema venoso e arterial, o Eco Doppler colorido é, sem dúvida, o principal deles. Com tecnologia de ponta e da utilização do ultrassom, este equipamento reproduz imagens de forma impressionante, com sensibilidade, especificidade e, acima de tudo, refletindo a dinâmica do organismo, dessa forma, os diferenciais deste aparelho se destacam com primor, devido a: clareza do padrão do fluxo sanguíneo a partir de um diagnóstico nada invasivo, sem necessitar de cortes, agulhas, contrastes e emissões de raios-X.

Para quem é indicado?

De maneira geral, o exame é indicado para pacientes de todas as idades, até mesmo para as crianças. Não possui restrição e é recomendado, inclusive, para pacientes gestantes – sobretudo para medir o fluxo sanguíneo da mãe para o feto – uma vez que não é invasivo e não utiliza radiação.

O procedimento é aconselhado em casos de suspeita de alterações nos vasos sanguíneos, como estreitamento, dilatação ou oclusão, sendo recomendado para diagnosticar e avaliar as seguintes condições:

- varizes;
- trombose;
- aneurisma;
- estreitamento ou oclusão nas veias e artérias.

Destarte, o Eco Doppler é muito indicado para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias, causando um estreitamento das mesmas).

Por conseguinte, as principais manifestações da aterosclerose, nas quais, o Eco Doppler vascular é utilizado, são:

- doença vascular cerebral
- doenças da aorta e doença arterial periférica

Todavia, o Eco Doppler é, também, muito utilizado para investigação e diagnóstico de trombose venosa profunda, além de permitir avaliar as veias superficiais e as perfurantes (está últimas ligam as veias superficiais com as profundas), avaliando melhor os quadros de insuficiência venosa (varizes dos membros inferiores).

Faz bem cuidar da saúde. E nós te ajudamos com isso.

Dr. Fabio Lemos Campedelli
CRM/GO 14.331 - GO RQE 7128 | 7235 | 7236
Médico, Cirurgião Vascular e Endovascular
Angiorradiologia
Fonte: https://www.sbacv.org.br/
http://www.sobrice.org.br/

Angiogyn
Clique para falar conosco!