MENU
Cirurgia Vascular e Endovascular - Doença dos Vasos e Veias

Cirurgia Vascular e Endovascular - Doença dos Vasos e Veias

Cirurgia Vascular e Endovascular são procedimentos que tratam cirurgicamente as doenças dos vasos - artérias, veias e vasos linfáticos - localizados fora do coração e do cérebro. Ou seja, doenças vasculares que acometem os membros superiores, membros inferiores, tórax, abdome, pelve e região cervical (pescoço).

Desse modo, as principais doenças vasculares que podem necessitar de intervenções cirúrgicas são as dilatações (aneurismas), obstruções (trombose/embolia), inflamações(arterites), traumas com lesão de vasos e infecções.

Da mesma forma, dentro da Cirurgia Vascular existe a subespecialidade denominada Cirurgia Endovascular que faz o tratamento das doenças vasculares navegando por dentro dos vasos, de forma minimamente invasiva, através de finos tubos denominados cateteres. O médico especialista e responsável por diagnosticar e tratar essas doenças.

Por outro lado, o cirurgião vascular e endovascular, pode, também, realizar tratamentos que fazem interface com outras especialidades, dentre elas:

- Fístula arteriovenosa para hemodiálise - Nefrologia/Urologia;
- Tratamento do lipedema clínico e cirúrgico - Cirurgia Plástica/Dermatologia/Endocrinologia;
- Outros;

Inovações tecnológicas auxiliam nos procedimentos

Sem dúvida, a boa notícia é que existem várias técnicas minimamente invasivas para realizar procedimentos que tratam sem cortes ou bisturi, com anestesia local, alta imediata e baixo risco para o paciente.

Por certo, essas novas técnicas, além das vantagens já elencadas, via de regra, não necessitam de afastamento do trabalho por longo período, basta seguir o protocolo pós-cirúrgico indicado pelo cirurgião vascular e voltar à rotina normal do dia a dia.

Tipos de Cirurgia Vascular e Endovascular:

Além disso, a maior parte dos procedimentos realizados pelos cirurgiões vasculares e endovasculares são por meio de técnicas minimamente invasivas. Entretanto, em algumas situações as cirurgias convencionais ainda têm resultados mais eficientes.

Nos casos de cirurgias de aneurisma, a técnica endovascular, na qual é implantada a prótese que corrige o aneurisma por um pequeno acesso na virilha, tem se mostrado extremamente importante. Já nas obstruções de artéria carótida, a técnica convencional, com a remoção da obstrução por cirurgia aberta é, muitas vezes, o procedimento mais indicado que o cateterismo com a colocação de Stents.

Para os tratamentos das varizes existem diversas técnicas, cada vez mais avançadas, que proporcionam ao paciente realizar o tratamento com mais confiança e segurança.

Tipos de Tratamento de Varizes:

- Cirurgia a Laser
- Endolaser
- Laser transdérmico
- Escleroterapia com Laser (CLACS- Criolaser Crioescleroterapia)
- Escleroterapia com espuma densa guiada por ultrassonografia
- Escleroterapia convencional
- Microcirurgia
- Cirurgia convencional

A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Adquira hábitos saudáveis, como: consumo de alimentos mais naturais e menos industrializados, prática de exercícios físicos, ingerir pelo menos dois litros d´água diariamente e, evite fumar e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Faça os exames de rotina regularmente, eles são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças.

Faz bem cuidar da saúde. E nós te ajudamos com isso.

Dr. Fabio Lemos Campedelli
CRM/GO 14.331 - GO RQE 7128 | 7235 | 7236
Médico, Cirurgião Vascular e Endovascular
Angiorradiologia
Fonte: https://www.sbacv.org.br/
http://www.sobrice.org.br/

Angiogyn
Clique para falar conosco!