MENU
Aterosclerose

Aterosclerose

A aterosclerose é a principal causa de morte no mundo ocidental.

A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames, perda de membro e até morte súbita.

Seu desenvolvimento é lento e progressivo, e é necessário haver uma obstrução arterial significativa, acima de 50% do calibre de uma artéria, para que surjam os primeiros sintomas isquêmicos.

Fatores de risco e possíveis causas da aterosclerose:

Em suma, a aterosclerose pode ser desencadeada pelo excesso de gordura na corrente sanguínea, o que ocasiona uma reação inflamatória no endotélio, ou seja, uma capa celular que reveste as paredes internas das artérias, desse modo, nesses pontos começam a nascer os ateromas, as tais placas que, ao longo dos anos, formam mais e mais camadas, congestionando o trânsito sanguíneo.

Além desses fatores de risco, existem, ainda, outras ameaças associadas:

- Pressão alta;
- Diabetes;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Predisposição genética.

Diagnóstico:

A princípio, durante a consulta, o médico especialista faz uma pesquisa com o paciente sobre o seu histórico de vida e familiar, além de uma avaliação clínica e de exames para checar o colesterol (LDL / HDL) e o triglicerídeo, exames de circulação e exames do coração, bem como outros fatores que predisponham ao risco da doença.

Tratamento:

De acordo com o diagnóstico e a especificidade de cada paciente, o médico especialista, avaliará qual o melhor protocolo de tratamento, para tanto, podendo ser com o uso de medicamentos ou de procedimentos, como, angioplastia, ou cateterismo, caso necessário, ainda pode ser feito a colocação de um stent no local, para facilitar a circulação sanguínea.

A remoção cirúrgica da placa de gordura ou as famosas pontes com a veia safena também fazem parte do arsenal terapêutico para o tratamento das obstruções por doenças aterosclerótica.

Prevenção:

Por conseguinte, é importante ressaltar que prevenir é o melhor remédio!

Desse modo, hábitos saudáveis, com uma rotina de exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada, com baixa ingestão de gordura e de sal, sem excesso de álcool e não fumar são fatores importantes para a prevenção à saúde.

Dr. Fábio Augusto Cypreste Oliveira
CRM/GO 14.474-GO | RQE 6991 | 6992 | 7034 | 8147
Médico, Cirurgião Vascular, Endovascular e Angiorradiologista
Ecografia Vascular com Doppler
Fonte: https://www.sbacv.org.br/
http://www.sobrice.org.br/